terça-feira, 15 de junho de 2010

[.Rise from your Grave.] [.Games.] Review de Dead Space (PC/PS3/XBox360)

(a sessão “Rise From Your Grave” é um resgate de posts bacanudos do blog antes dele ter sido deletado e ido para o limpo. Graças ao Google Reader consegui manter alguns desses posts. Os melhores irão voltar.)

dead_space_cover_super Dead Space é o tipo do jogo que faz vc se borrar todo e não querer chamar sua mãe pra te limpar por medo que ela se torne um monstro e te mate.

Eleito o jogo mais assustador de 2008, um dos mais inovadores, além de estar em quase todas as lista de melhores de 2008 , Dead Space da EA é um FPS de terror e sobrevivência espacial que faz juz aos prêmios que ganhou.

A história se passa num futuro não muito distante; uma equipe técnica viaja em direção da Estação Espacial USG Ishimura - em órbita do planeta Aegis VII para fins de mineração -, com o objetivo de descobrir o que está causando problemas de comunicação. A equipe é formada basicamente por Kendra Daniels, especialista em sistema de comunicação, Zach Hammond que é o chefe da segurança e você, Isaak Clarke (homenagem clara a Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, grandes escritores de Sci-fi), engenheiro de sistemas que além de estar indo lá para trabalhar, está "ligeiramente" preocupado com sua namorada, Nicole Brennan, já que sua última mensagem foi deveras preocupante (mensagem esta que inicia o jogo).

 

ishimura_1 ishimura_2

Logo no início, vemos que a coisa é mais que um simples problema de comunicação. Algo avaria sua nave, obrigando vocês a um pouso forçado. Ao entrar, sangue e corpos, dilacerados. Alguns minutos depois, o primeiro ataque, e detalhe: você não está armado, ou seja, CORRA, e CORRA MUITO. E pode se acostumar, pois munição é algo escasso, e em determinados momentos, correr é a melhor forma de sobreviver. O clima do jogo é esse, realçado pela pouca luz e pelo incrível sound design/trilha sonora (que também ganharam prêmios). Tensão a flor da pele e MUITOS sustos.

cut_out

Ao contrário dos FPS normais em que você vê apenas a mão e a arma (câmera subjetiva), Dead Space assume uma perspectiva quase de contraplano, pegando a parte de trás do personagem (tipo Gears of War), acentuando mais o clima de tensão já que causa um certo desconforto ao jogador.

Aproveitando essa onda de design inteligente, Dead Space criou maneiras "novas" de visualizar inventário e energia. O primeiro e feito através de uma projeção holográfica produzida pelo seu traje espacial (chamado de RIG). A comunicação com outros sobreviventes ocorre dessa forma também (garantindo uns sustos extras, diga-se de passagem). Mas o mais genial é a energia. A barra é mostrada atrávez de indicadores de luz posicionados na coluna vertebral do traje de Isaac. Simples e altamente funcional. Falando em itens e trajes, os mesmos podem ser evoluídos ao longo do jogo com os POWER NODES, podendo assim aumentar dano, velocidade, capacidade barra de energia, suprimento de oxigênio, etc.

invetory

Por falar em oxigênio, um dos maiores diferenciais do jogo é o gameplay em gravidade zero e no vácuo. Quando você sai da nave há a possibilidade de enfrentar as duas situações (mas é possível encontrá-las separadamente durante o jogo). A gravidade zero é de boa. Nela você pode se deslocar no cenário dando saltos de um lado para o outro além de poder andar pelas paredes, graças ao calçado magnético de seu traje. Mas o vácuo é que faz a graça do jogo. Finalmente um jogo tratou esse elemento de uma forma bacana e criativa. No momento em que você entra em um ambiente de vácuo, um contador de oxigênio aparece, e nessa hora você só consegue ouvir sua respiração, o seu batimento cardíaco e o som dos seus passos ecoando dentro do traje. Pode parecer estranho, mas a situação para o jogador é estranha colocando ainda mais suspense no jogo, já que de repente você houve urros de dor de seu personagem, pois simplesmente você não consegue ouvir os inimigos se aproximando.

zero_gravity

No quesito inimigos, Dead Space tem elenco bizarro. Aproveitando os gráficos detalhados para mostrar com detalhes visceras, tentáculos, babas e outras coisas nojentas, adultos e crianças assumem formas grotescas e assustadoras, além da existência de criaturas sigulares. Segundo a história, as criaturas são entidades alienigenas chamadas Necromorphs, onde algumas usam os corpos humanos como hospedeiros. Cada monstro tem um ponto fraco diferente e determinadas armas são mais eficientes para eliminá-los do que outras, cabendo a você descobrir essas armas. Isso acaba tornando o jogo muito mais do que um FPS básico, onde um simples "head-shot" ou uma rajada com uma arma foderosa resolvem sua vida. É necessário conhecer bem a habilidade de cada arma (que tem 2 tipos de tiro) e como ela funciona em cada inimigo, lembrando que desperdício é algo que não pode rolar durante o jogo.

enemies_01 enemies_02  enemies_04

Em suma, Dead Space é um jogo que me ganhou na hora. Afinal, um jogo de terror, com ficção científica, gráficos puta bonitos, ótimo enredo e onde a estratégia de combate define o seu sucesso durante o jogo, não é algo que se encontra todo dia. Não é à toa que estou viciado nele, e não vejo a hora de chegar ao fim. Misturando o excelente clima de Alien o 8º Passageiro e a excelente jogabilidade de Gears of War, Dead Space é obrigatório para qualquer gamemaniaco que se preze.

Nenhum comentário: