segunda-feira, 19 de outubro de 2009

[.Games.] Machinarium

Depois de tanto esperar, finalmente saiu o jogo em Flash mais aguardado da atualidade (pelo menos por mim): Machinarium. Já existe algum tempo que os jogos desenvolvidos em Flash deixaram de ser bobos e simples e um dos principais responsáveis por isso foi a Amanita Design, empresa responsável pela série Samorost. Para quem não conhece, Samorost é um game ao melhor estilo "puzzle point and click" - quebra-cabeça de apontar e clicar - que surpreendia por sua direção de arte fantástica e pela criatividade dos desafios. Machinarium segue o mesmo estilo, mas estrapolando ainda mais na parte artística e em muitos outros aspectos.

Com cenários de dar inveja a muitos games de última geração, o jogo possui uma trilha que ambienta bem o jogador em seu universo. Você é um pequeno robô que está numa jornada em busca de seu amigo. Tudo começa com os seus pedaços sendo jogados em um depósito de lixo, e seu primeiro objetivo é recuperar sua perna e seu braço que sumiram no meio do lixão. Essa pequena introdução já mostra os comandos principais de seu personagem, como poder se esticar ou encolher, além da possibilidade de combinar itens.

São cerca de 30 cenários com vários quebra-cabeças para serem resolvidos, todos muito bem elaborados e divertidos. Para os "noobs" que ficam presos em certas partes do jogo, é possível pedir dicas ou até mesmo a resolução completa do cenário - depois que se vence um pequeno mini-game.

Com gráficos bonitos - sem precisar de um puta PC -, excelente sound design e uma história divertida, Machinarium é o tipo de jogo que requer raciocínio e criatividade para ser jogado e sem dúvida conquista qualquer amante de um bom game.

Você pode jogar a versão demonstrativa do jogo ou comprar ele pela bagatela de U$20.

Outros links

Nenhum comentário: