
Com a direção de Neill Blomkamp - em seu primeiro longa como diretor e roteirista - o filme conta a história de refugiados interplanetários que param sua gigantesca nave na África do Sul e pedem asilo para os governantes da Terra. Doentes, desnutridos e sem ter para onde ir, eles acabam isolados em uma área que passaria a ser designada como Distrito 9. Paralelos com o Apartheid são inegáveis - principalmente pelo filme acontecer na África do Sul e na história do real Distrito 7 -, e vemos ali os desmembramentos desses processos de segregação social: criminalidade, mercados negros, prostituição, revoltas, etc.
Nessa ficção baseada na real condição da natureza humana de repudiar aquilo que é diferente e não compreendido, Blomkamp amplia esse sentido numa fórmula que poderia ser colocada como clichê, mas que torna-se novo devido ao contexto do filme.

O mais foda do filme é que não são alienígenas dominando, consumindo, ou escrotizando a Terra como normalmente se vê. São apenas indivíduos querendo uma chance de se reerguerem. Como já foi dito, qualquer semelhança com a realidade, NÃO é coincidência. Distrito 9 nada mais é do que a reinvenção de determinados aspectos de "A Revolução dos Bichos" de George Orwel.
Assista o trailer oficial do filme.
Avalição: Mais que recomendado, veja no cinema enquanto é tempo.
PS.: Abaixo você pode assistir o curta metragem Neill Blomkamp que deu origem ao filme. Recomendadíssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário